Promover oportunidades e gerar novos negócios

A força da AFIPOL reside, em parte, no fato de seus associados representarem 80% do mercado brasileiro de ráfia de polipropileno (PP). A missão, portanto, não poderia ser outra: "promover o desenvolvimento desta indústria, nos mercados nacional e internacional, de forma a respeitar os interesses do setor e amparar, orientar e assistir aos seus associados". A AFIPOL procura ser uma promotora de oportunidades e uma geradora de novos negócios.

 

Uma atuação de resultados

A atual Diretoria da AFIPOL oferece aos seus associados o maior número possível de atividades e informações que contribuam para a reciclagem e atualização de conhecimentos. Periodicamente são divulgadas, para os associados, estatísticas relativas ao mercado, assim como são promovidas reuniões e palestras onde a troca de informações é intensa.

A AFIPOL também está presente nas principais feiras do setor, nacionais e internacionais. Além disso, oferece aos seus associados toda a infra-estrutura de sua sede para a realização de reuniões, palestras e eventos em geral.

A AFIPOL procura ter uma atuação nacional, até porque as indústrias do setor têm uma participação regional bastante equilibrada. As últimas pesquisas mostram que 23% delas estão na região Sul, 23% na região Nordeste e 54% na Sudeste.

 

Competitividade até no exterior

Mesmo com os altos e baixos econômicos, a indústria de fibras poliolefínicas não deixou de investir em atualização tecnológica. Os associados da AFIPOL estão equipados com tecnologias que lhes permite competir no mercado internacional com qualidade e preço.

Ciente da importância desta atuação, a AFIPOL também criou ferramentas que visam alavancar os negócios internacionais de seus associados. Uma iniciativa de comprovado sucesso foi a criação do "Projeto AFIPOL de Incremento à Exportação" que, através de parcerias com órgãos oficiais, busca encontrar melhores condições de competitividade para os seus sócios exportadores.

 

Tecnologia de ponta, sempre.

Uma das tarefas da AFIPOL é a disseminação de novas tecnologias junto aos seus associados através de palestras, seminários e consultorias técnicas. Hoje tanto as indústrias fabricantes de tecidos para sacos de 25 e 50 quilos, e tecidos para contentores flexíveis, considerados commodities, como as fabricantes de tecidos técnicos – geotêxteis, bases para carpetes, coberturas para áreas agrícolas, etc. – estão equipadas com tecnologia de ponta que lhes garante competitividade nos diversos mercados.

Sem dúvida, a indústria brasileira de ráfia de polipropileno (PP) é a mais desenvolvida da América Latina. As novas tecnologias levam em consideração as necessidades dos clientes e têm como foco o desenvolvimento de produtos com qualidade garantida e preço competitivo. Apesar da sazonalidade dos seus mercados, esta indústria não pára de investir em modernização.

  

 
 

A AFIPOL